domingo, 4 de novembro de 2012

Conhecendo o Senhor no campo de Batalha !!!

Conhecer a Deus é uma atividade que envolve o homem como um todo. Embora neste processo de conhecer a Deus, tenhamos a tendência de supervalorizar o aspecto analítico (por causa de influências histórico-culturais), conhecê-lo é um ato do coração.

 Por coração, não entendamos emoções, como comumente se faz em nosso tempo, mas a raiz central de nossa existência, onde se concentram todas as nossas faculdades – pensamentos, emoções, vontade e etc. Conhecer a Deus não é apenas saber coisas a seu respeito, ter na mente idéias sobre Ele, mas é estar perto dEle e experimentá-lo de maneira prática em nossa existência.

É por isso, por que Deus quer que o conheçamos assim, que, além de nos ensinar com palavras, ele nos dá lições práticas, para que além de saber sobre ele, O experimentemos. Quando Paulo escrevendo aos filipenses afirmou ter aprendido a “viver contente em toda e qualquer situação”, ele não estava falando de um aprendizado teórico, mas experimental. Em seguida ele diz: “…de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência”….

Em toda minha vida cristã, e ainda curta experiência pastoral aprendi, e tenho ensinado verdades sobre Deus. Tenho ensinado a sua bondade, misericórdia, sabedoria e controle soberano sobre todas as coisas. Mas na última semana, Deus me proporcionou a graça de experimentar aquilo que tenho ensinado.

 Na última semana ao retornarmos de um culto do projeto Família Cristã, tivemos nossa residência invadida ( Não se assuste aqui na Itália também existe isto) e quando chegamos em casa nos deparamos com a bagunça deixada pelos marginais, e com a ausência de bens, estavamos tão felizes com o culto que aquilo não nos fez entristecer-nos e sim se abraçarmos e orarmos ao Senhor.

Não conhecemos todos os propósitos específicos de Deus, mas a Escritura revela que um de seus propósitos gerais é fazer-nos conhecê-lo, e conhecendo-O sejamos conformes a imagem de Seu Filho, Cristo Jesus.

 Por isso, posso dizer que hoje conheço mais a Deus do que na semana passada conhecia. E vivenciando esse gostaria de compartilhar algumas coisas que Deus me ensinou. Não é nada novo, mas hoje as conheço de maneira diferente.

1 – Aprendi que viver é mais difícil que pregar.

2 – Aprendi que mais difícil que pregar para um grande auditório é pregar para você mesmo.

3 – Aprendi que o aprendizado se torna mais profundo quando se dá de maneira prática.

3 – Aprendi sobre o valor da Palavra de Deus guardada no coração e a segurança que a mesma pode trazer em momentos de aflição e tristeza.

4 – Aprendi sobre a paz que excede todo entendimento, mas que real e verdadeiramente toma conta de nosso coração.

5 – Aprendi o valor de se ajuntar tesouros no céu onde o ladrão não pode roubar.

6 – Aprendi que Deus é bom e gracioso para conosco.

7 – Aprendi a confiar em Deus, a depender dEle e a sentir-me seguro em suas asas.

8 – Aprendi que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus.

Por fim, hoje conheço a Deus mais do que conhecia antes. Experimentei sua bondade, graça, amor, segurança e paz. E sei que vale a pena orar como o poeta sacro: Mais perto quero estar meu Deus de ti, inda que seja a dor que me una a Ti.

Nenhum comentário: