sábado, 19 de junho de 2010

Morre José Saramago, crítico da Bíblia, da fé cristã e de Deus


O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18).


O polêmico escritor e dramaturgo português, José Saramago, certo dia afirmou , que "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". Para José Saramago, "Deus só existe na nossa cabeça".



"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", afirmou o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão. "O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redatores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!" afirmou.



Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?", perguntou Saramango.


"Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca".


Creio que agora como a Biblia fala de um homem rico e insensato no livro de Lucas este senhor irá realmente descobrir que por toda sua vida seus conceitos estavam errados, é triste e lamentável, mas esta é a nossa realidade.
Pr. Genildo Thomaz


Nenhum comentário: