sábado, 19 de junho de 2010

A HONESTIDADE ESTÁ FORA DE MODA?


Certa ocasião do final do ano, fui com minha esposa e as três filhas pequenas, especificamente, comprar sapatos numa importante loja em São Paulo, onde morava, escolhendo dois pares para cada uma das meninas.Pagamos seis pares, porém ao chegar em casa constatamos sete!


No dia seguinte, fui à referida loja fazer a devolução. Ao localizar o vendedor, de forma discreta perguntei-lhe:


_ Você se lembra de mim?


_ Claro, respondeu-me ele. Você esteve aqui ontem com suas pequenas e lindas filhas!Então, longe dos olhares de sua gerência e dos demais colegas, entreguei o pacote que estava em minha mãos, dizendo-lhe: este par de sapatos foi a mais. Desculpe-me, por engano uma de minhas o levou.


Naquele instante o vendedor em tom de deboche disse em alto e bom som: pessoal, pessoal, pessoal! (e quando todos estavam olhando para ele), vocês não acreditam! E rindo alto disse: este rapaz veio aqui devolver um par de sapatos que teria sido embrulhado e mandado a mais com os que ele comprou.


Quebrada a discreção com que me dirigi à sua pessoa, fiz questão também de dizer em alta voz: "Olha! Se eu fosse o gerente desta loja, você estava demitido agora, pois, com toda certeza, sua incompetência já deve ter gerado muitos prejuízos". Dei-lhe as costas e saí tentando organizar os meus pensamentos...pois para as pessoas de bem, nunca a honestidade saírá da moda!


Alcir Florentino

Nenhum comentário: