sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Faixa de Gaza

O Ano Novo chegou e também a guerra no Oriente Médio entre Israel e o Hamas que já dura uma semana pode durar muito mais: Israel ataca os radicais do Hamas na Faixa de Gaza, com terríveis conseqüências para a população civil. É mais uma prova de como é necessário – e difícil – um acordo de paz.

O movimento islamita Hamas declarou "dia de cólera" nesta sexta-feira. Milhares de palestinos foram às ruas de Ramallah, onde fica a Autoridade Palestina na Cisjordânia, contra a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.


"Segundo Israel, a ofensiva é uma resposta à violação --e lançamento de foguetes-- do Hamas da trégua de seis meses assinada com Israel e que acabou oficialmente no último dia 19." (Fonte Folha Online)


"Nas paredes do escritório do governo israelense em Jerusalém estão colados post-it amarelos um sobre o outro, com o número 10.048 escrito no mais alto deles. Este é o número de foguetes palestinos e morteiros lançados contra Israel da Faixa de Gaza desde 2001. O número está desatualizado, e outros papéis de recados serão colocados acima deles." (Fonte: Estadão)



Nenhum comentário: