terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A igreja dos sonhos de Deus

ASPECTO E CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA SANTA
Vamos analisar primeiros esses dois expoentes de uma Igreja Santa – seu aspecto geral e suas características. Ou seja, com que ela se parece e qual a sua conduta, seu comportamento, o caráter de uma igreja de verdade.
Aspecto
Com que se parece uma Igreja Santa?
Todos queremos que a nossa igreja seja vista como uma Igreja Santa, mas como na verdade ela é vista, qual a sua imagem?
Atos4:13
Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.”
Uma Igreja Santa é Séria:
Quando é que se pode dizer que uma igreja é ou não séria?
·         No seu comprometimento com Deus
Aqui vamos mais uma vez lembrar a diferença entre compromisso e comprometimento
o   Compromisso
Tem pessoa(a), tem dia, tem hora, tem local e tem uma agenda, assuntos que tratar.
Exemplo:
Tal dia vou me encontrar com tal pessoa, a tal hora, para tratar de tais assuntos.

o   Comprometimento
Tem pessoa/causa, qualquer dia, a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer agenda, qualquer assunto.
Exemplo:
Estou casado com minha esposa e portanto comprometido com ela, todos os dias da minha vida, a qualquer hora, em qualquer lugar, não importa o assunto que eu esteja tratando.
Isso significa dizer que eu estou comprometido com o meu Deus e com o seu filho, o Senhor Jesus Cristo e o seu Espírito Santo, todos os dias, a qualquer hora, em qualquer lugar, seja lá o que eu esteja fazendo ou tratando!
Uma igreja séria, leva também a sério o seu comprometimento com Deus, não com modismos ou influências, não em agradar aos seus membros ou parecer bem aos olhos da sociedade, mas em agradar a Deus! Ela está comprometida com Deus.
Atos 2:42
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.

I Timóteo 3:15
“...casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade..”
·         No seu compromisso com a Obra
Embora comprometido com o Espírito Santo para servir a Deus a qualquer hora e qualquer lugar, tenho diferentes compromissos com a Obra de Deus em dias e horas diferentes e em diferentes atividades também.
Uma igreja séria leva também a sério os seus compromissos para ser de verdade igreja e para fazer de verdade a Obra de Deus.
Atos 5:42
“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”.
Atos 11:26
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.

Uma Igreja Santa é Viva:
O aspecto da igreja  santa é de vida e não de morte.
Quando uma igreja não é santa ela não tem vida porque Deus não habita onde não há santidade
Hebreus 12:14
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”
Nós conhecemos o estado de uma igreja morta, aquele cujas missas transmitem apenas o peso de uma religião morta, cujos encontros não têm vida, seus cantos são bonitos, mas sem vida, seus rituais opulentes mas sem nenhum vigor. Uma igreja que perdeu a vida com abundância.
João 10:10
“...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
Uma igreja morta não pode alimentar seus membros, assim como uma mãe morta não pode amamentar. Ou seja, sua pregação é sem vida, tende às coisas do mundo, das injustiças sociais, da libertação da alma como sendo do estado social e não do pecado.
Uma igreja morta não pode dar vida, assim como uma galinha morta não pode chocar ovos. As suas práticas chamadas carismáticas mais têm a ver com uma imitação do movimento pentecostal que com a genuinidade da experiência do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais.
As línguas estranhas ensinadas pelos próprios homens e nada têm a ver com a manifestação do Espírito Santo de Deus.
Apocalipse 3:1
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.”

 Uma Igreja Santa é Brilhante:
A Igreja tem, como o brilho da lua, o brilho da luz de Cristo que resplandece sobre ela.
Cantares 6:10
“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras?”
É impossível se esconder o brilho de umaIgreja Santa; os homens o vêem, a sociedade reconhece, e ela é como um farol ao nauta em busca de direção.As pessoas reconhecem que ali tem um brilho, e um brilho diferente!

Uma Igreja Santa é Bonita:
A beleza da igreja não está no quanto ela se contextualiza com o mais moderno, nos seus instrumentos e equipamentos.
Há poucos dias ouvi alguém dizer que passando por muitas igrejas viu uma enorme soma de recursos investida na aparência das dessas igrejas; têm equipamentos de última geração em som, luzes e imagem, mas estão frias e vazias, embora barulhentas. Seu aspecto já não é bonito.
A beleza da igreja é como de uma mulher bem vestida e bem ornamentada. A igreja bem vestida é que traz vestidos de salvação:
Isaías 61:10
“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça...”
Gálatas3:7
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.”
A igreja adornada é que tem os adornos do Espírito Santo, ou seja, dos dons do Espírito Santo.
II Coríntios 11:2
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.”

Uma Igreja Santa é Alegre:
Um dos aspectos mais importantes da igreja que é também uma das suas principais características é a sua alegria.
A Igreja é alegre!
tos15:3
“E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.”
Atos 13:52
“E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”
Atos 2:46 diz que a Igreja estava junta todos os dias e havia muita alegria.
Uma Igreja Santa é Santa:
Efésios 5:27
“para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”
Ela é separada!
Muitos e muitas coisas nos querem misturar com o mundo, com o mundanismo e com movimentos que dizem ser todas as religiões válidas – ecumenismo – mas a Igreja é Santa!
Não nos devemos misturar com essas coisas e precisamos ter muito cuidado para nos associarmos até com alguns movimentos e eventos que se dizem cristãos e não guardam os parâmetros do cristianismo.
Hoje é moda fazerem-se associações, ministérios e eventos envolvendo muitas denominações e alguns deles não têm o menor critério e nem propósito para a Obra de Deus, são apenas eventos para auto-promoçãoe etc.

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA SANTA
As características de alguém são as atitudes e ações que lhe identificam, sua conduta, seu caráter, é o que a de fato pessoa é.
Vamos ver apenas algumas características de umaIgreja Santa.
Uma Igreja Santa é Poderosa:
A atuação de umaIgreja Santa na terra é uma atuação poderosa. Dentro e fora dos seus muros ela atua de maneira impactante, poderosa. Sua ação é sempre espiritual, mesmo nos assuntos mais triviais e seculares. Sua perspectiva é de Reino de Deus.
UmaIgreja Santa é poderosa na sua Mensagem
Amensagem de uma Igreja Santa não é apenas para agradar os ouvidos que lhe ouvem, mas é uma mensagem que vem do céu e vai, pelo Espírito Santo de Deus, pregada com autoridade, lhes vai direto ao coração.
Atos 4:31
“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.”
Atos 2:37
“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?”
É uma mensagem que instrui, que edifica, que desafia, que muda o coração, que alegra a alma, que mexe com a minha alma.
Hebreus 4:12
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Uma  Igreja Santa é poderosa na Manifestação dos Dons do Espírito Santo.
Uma das principais características de uma igreja santa é a liberdade que o Espírito de Deus tem de operar milagres e maravilhas no meio dela.
Atos2:42, 43
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”

Nenhum comentário: